Sem discussão, não há opinião!

Dizem que religião não se discute! Se formos seguir esta lógica, qualquer assunto que possa gerar divergências nunca deverão ser discutidos, e se nunca forem discutidos nunca serão comparados, se nunca forem comparados nunca serão apontados defeitos e virtudes e, sem isso, não há ao certo como saber se é bom ou ruim. Às vezes, a falta de uma discussão pode também estar ligada ao fato puro e simples de que, no fundo, ninguém pode dizer com veemência o que é real e o que é ilusão nesta história toda. Ninguém, pelo menos do meu círculo social, que viveu na época de Jesus está vivo pra me contar se ele era brother, se existiu, se morreu ou até mesmo se ressuscitou...
A religião é uma das poucas coisas que você já nasce tendo, cresce alimentando dúvidas sobre querer ou não continuar com ela e morre sem saber ao certo se tudo aquilo que você acreditou (ou não) realmente irá acontecer. Seu pai, sua mãe, seu bisavó e seu papagaio provavelmente irão querer te batizar, te levar para algum ritual, seita, reunião, encontro de jovens e festas com o pastor. Você provavelmente irá achar tudo isso muito certo....até o dia que conhecer outras pessoas que não acham a mesma coisa (provavelmente quando você adquirir o hábito da chamada comunicação....mas obviamente existem pessoas que não o conhecem). Seu mundo vai parecer desabar e aí você terá duas alternativas:

1ª Achar que o mundo todo é tosco, sanguinário e pecador e só você será salvo
ou
2º Procurar o tão temido questionamento....estudar, pesquisar, procurar, experimentar e, tendo em vista diversas opiniões e opções, saber o que se encaixa melhor no que você acredita que é bom para sua vida.

O único problema é que, nessa hora, ninguém poderá substituir seu papel decisório que é comparável ao bilhete único: único, pessoal e intransferível. É claro que é muito mais cômodo fechar os olhos, continuar aceitando o que escolheram por você e não ter o perigo de errar do que arriscar, correndo o risco de ser criticado e ganhar de brinde uma vida realmente significativa com base em escolhas pessoais.
A discussão é necessária em todos os âmbitos da nossa vida, sem opção não há escolha....o nome disso, pra mim, é imposição! Sem discussão, por exemplo, diversos homens bomba continuarão matando em nome de Deus, Alá ou seja lá quem for. Sem discussão, por exemplo, pessoas do mais baixo nível de ética continuarão ganhando dinheiro, desviando bilhões em nome de um lugar reservado no chamado paraíso.O respeito para com o ser humano e suas inúmeras diferenças devem estar acima de qualquer crença. Discuta, ouça, fale, pesquise, enxergue e sempre cultive a dúvida em relação a tudo! Ela com certeza irá te ajudar a encontrar o que é bom pra você.

3 Comentários:

Anonymous Heloísa Perez disse...

Concordo plenamente. Questionar é o que nos torna mais inteligentes. Na minha área, administração de empresas, é costumeiro ouvir que uma empresa jamais poderá ser aberta com duas pessoas de mesma opinião... sempre deve haver divergência, pois isso gera dúvida e idéias que antes nem sequer foram imaginadas e que muitas vezes podem ser melhor do que a idéia inicial. Como Sócrates disse: "Só sei que nada sei". E a vida é uma eterna dúvida, paremos de ser crianças e pensar que sabemos de tudo.

18 de abril de 2011 às 23:57  
Anonymous Anônimo disse...

Ual! adorei o blog de vcs! adoro vcs! Belo texto,muito bem escrito!!! bjoo amores; paulita

19 de abril de 2011 às 21:51  
Anonymous MadeinMari disse...

Bom eu concordo com você que Religião tem que se descutir, mas com pessoas que sabem o que estão falando, acho um equivoco seu "que viveu na época de Jesus está vivo pra me contar se ele era brother, se existiu, se morreu ou até mesmo se ressuscitou..." Por que se você fala assim com um Cristão é claro que ele vai ficar com raiva, e as pessoas hoje em dia se matam por qualquer discursão por isso evito falar dessas coisas com quem não conheço, só discuto com os meus amigos, cada um respeita a opinião do outro, sem precisar sair no tapa, e ferir a tradição de cada um, por que o grande problema de quem distute religião a sua sempre e a certa e tal, nunca abrem a cabeça pra aprender e esinar coisas boas para o outro.

30 de abril de 2011 às 09:33  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial